A INDÚSTRIA QUIMICA E O USO DE RECURSOS HIDRICOS

No Brasil a indústria Química encerrou o ano de 2020 com um faturamento estimado de R$ 508,7 bilhões. Com setores químicos diversificados e sabendo-se que de uma forma geral o uso da água no setor industrial é quase três vezes maior que o consumo doméstico, fica cada vez mais evidente que o uso dos recursos hídricos deve ser repensado.

Muitas indústrias químicas têm investido em mudanças significativas, no sentido de tornar suas estruturas mais sustentáveis. Um importante recurso que existe dentro das estruturas dessas indústrias químicas é o reuso da água para fins não potáveis.

Sabendo-se que a água é um recurso natural essencial para o planeta e cada vez mais escasso, vários setores químicos têm incluído o reuso da água em suas atividades, além de poder ser utilizado como principal recurso para abastecer a indústria no uso de água não potável. Isso vem acontecendo de forma cada vez maior, visto que os setores industriais em escala mundial têm recorrido cada vez mais ao reuso da água, tanto para alguns setores que não comprometem a qualidade do produto, quanto para utilização em sanitários, irrigação de jardins, lavagens de pátios, entre outros.

A conscientização e algumas mudanças de hábito em nosso dia-a-dia pode representar  grandes ganhos na economia de recursos hídricos, e sabendo disso as industrias tem aplicado cada vez mais em treinamento e capacitação de seus colaboradores, isso faz com que os projetos implantados para reuso dos recursos hídricos tenham resultados altamente satisfatórios.

Quando se fala em custo de implantação desses projetos, se for feita análise de médio prazo para empresas que fazem uso de milhares de metros cúbicos por mês, o custo de implantação é compensador.

Para empresas que adotam uma gestão sustentável e cíclica, visando há harmonia entre o progresso e o meio ambiente o fato de estar colaborando para a economia de um recurso escasso como a água, já se torna um grande incentivo para adotar medidas que visam a economia e o reuso da água.

A reflexão que fica é, que a indústria química, assim como as demais indústrias, são essenciais para a economia de qualquer país. Se cada vez mais houver conscientização e soluções em economia de água e reuso, que atendam tanto as pequenas empresas como as de médio e grande porte, os benéficos serão inúmeros tanto em questão de economia financeira, como em preservação do meio ambiente.

0 respostas

Escreva um comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *