Valores na Engenharia: um olhar ético sobre a tomada de decisão da profissão.

 

 

No dia 04 de Junho de 2020 a AEAT-VGP (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Vargem Grande Paulista) realizou a palestra “Valores na Engenharia: um olhar ético sobre a tomada de decisão da profissão”, ministrada por André Prevatto, mestre em história pela USP.

 

O evento, apesar de levar o nome da engenharia, foi muito além desta profissão, pois, teve como objetivo retratar uma nova visão sobre as áreas em geral diante de crises e comportamentos no ambiente de trabalho.

 

O novo coronavírus, que nos obriga a manter um distanciamento social, fez com que a cultura do home office fosse adotada de forma considerável, gerando uma grande mudança na rotina e na maneira de trabalhar da população, não só no Brasil, mas no mundo todo.

 

Logo no início da palestra, o engenheiro Felipe Antônio Xavier apresentou o CREA-SP, em seus objetivos e atuações.

 

Em uma análise realizada por André Prevatto, sobre a forma como a sociedade vem se comportando durante os anos em relação à moral e ética, foi possível notar que, no mundo contemporâneo a valorização da pessoa, como individuo, possibilita chances de crescimento, como, por exemplo, incentivar o feedback positivo gerando resultados com soluções inclusivas.

 

Fato esse que tende a crescer ainda mais durante e pós pandemia, pois vivemos em um momento onde as reflexões sobre o valor da vida e do respeito são fundamentais para as relações humanas em todos os níveis e contextos.

 

O evento veio para trazer uma reflexão sobre como lidamos nas decisões dentro do ambiente de trabalho em relação ao próximo, sobre como conversar e entender o lado do outro pode ser mais benéfico a todos.

0 respostas

Escreva um comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *