Descerramento da placa do engenheiro engenheiro Vinicius Marchese

Com imensa honra e gratidão, a AEAT-VGP participa do descerramento da placa do engenheiro engenheiro Vinicius Marchese. Sua presidência no CREA-SP foi marcada por um compromisso inabalável com a excelência e o avanço da engenharia em nosso estado.

Vinicius Marchese não apenas liderou com habilidade e visão, mas também inspirou toda uma geração de engenheiros a alcançarem novos patamares de sucesso e profissionalismo. Sua dedicação e comprometimento foram fundamentais para fortalecer a comunidade de engenharia em São Paulo.

O Vinicius sempre com sua visão inovadora entrou mais uma vez para a história sendo o primeiro presidente da história dos Creas a criar uma foto utilizando 100% de inteligência artificial. Que sua liderança continue a guiar e motivar os engenheiros de hoje e de amanhã.

Expressamos nossa profunda gratidão pelo serviço prestado por Vinicius Marchese ao CREA-SP e à engenharia em geral. Seu trabalho deixou uma marca indelével em nossa comunidade e continuará a inspirar futuras gerações de profissionais.

Parabéns, presidente Vinicius Marchese, pelo seu legado e contribuição inestimável para a engenharia em São Paulo!

Solenidade de Posse da Presidência do CREA/SP.

 

Com grande honra e satisfação a AEAT-VGP esteve presente na Solenidade de Posse da Presidência do CREA/SP. Em especial, saudamos a ilustre Ligia Mackey, a primeira mulher eleita para assumir a presidência em 90 anos de história deste importante órgão.

A ascensão de Ligia Mackey à presidência não só define um marco histórico para o CREA/SP, mas também representa um avanço significativo na promoção da igualdade de gênero e na valorização do papel das mulheres na engenharia e áreas afins.

Acreditamos que sua liderança será marcada pelo compromisso com a excelência, pela defesa dos interesses da categoria profissional e pelo incentivo ao desenvolvimento tecnológico e sustentável em nosso estado.

Que sua gestão seja pautada pela integridade, pela transparência e pela busca incessante pela melhoria contínua. Que seu exemplo inspire outras mulheres a seguirem seus passos e a conquistarem espaços de destaque em nossa sociedade.

Desejamos a Ligia Mackey e toda a equipe que a acompanha muito sucesso nessa jornada, certos de que juntos alcançaremos grandes conquistas em prol do desenvolvimento da engenharia e de nosso estado.

Parabéns e votos de uma gestão profícua e transformadora!

 

A AEAT-VGP marca presença no 1º CDER-SP 2024!

 

 

A AEAT-VGP marca presença no 1º CDER-SP 2024! 🌟 Como parte deste importante fórum consultivo do CREA-SP, estamos comprometidos em contribuir com ideias e propostas para o avanço das profissões jurisdicionadas. Juntos, estamos moldando o futuro da engenharia e agronomia em São Paulo e além. 💼🚀

 

 

 

Café com Networking

Confira o sucesso do nosso recente Café com Networking, realizado pela AEAT-VGP e AVAU em 30 de janeiro às 9h. ☕🤝

Foi uma manhã enriquecedora repleta de conexões valiosas, aprendizado significativo e oportunidades promissoras. Tivemos a honra de contar com a presença ilustre das seguintes autoridades na abertura do evento:

✅ Prefeito Josué Ramos
✅ Vice Prefeito Capitão Evandro
✅ Secretaria de Gabinete, Secretário: Daniel Ramos
✅ Secretaria Municipal da Mulher, Drª Larissa Canavez
✅ Secretaria de Educação, Secretário: Soeli Ramos
✅ Secretaria de Cultura e Lazer, Secretário: Willian Salvetti

O envolvimento e apoio dessas personalidades enriqueceram ainda mais nosso encontro, proporcionando uma experiência única de networking e troca de conhecimentos. Agradecemos a todos os participantes por contribuírem para o sucesso deste evento. Estamos ansiosos para futuras oportunidades de encontro e colaboração.

Leia a entrevista completa com a presidente do Crea-SP, Eng. Ligia Mackey

Neste 2024 o Crea-SP completará 90 anos de história, mas esse não é o único marco do período, pois, além disso, também é quando a primeira mulher eleita assume a Presidência da autarquia. A engenheira civil Lígia Marta Mackey venceu as eleições, no ano passado, com 65% dos votos e ingressou, a partir do dia 1º de janeiro, no maior posto da área tecnológica paulista para o triênio de 2024 a 2026.

 

Lígia foi diretora de Entidades de Classe, em 2023, e vice-presidente do Conselho, em 2022, chegando a assumir como presidente em exercício por seis meses quando seu antecessor, o Eng. Vinicius Marchese, precisou se licenciar. Para a nova gestão, ela faz planos de continuidade da cultura de inovação e avanço em iniciativas de diversidade, como o Programa Mulher. Os detalhes, a engenheira conta em entrevista a seguir. Confira.

 

Como você se sente em assumir a Presidência do maior conselho de classe da América Latina?

Estou bastante emocionada. Desde as eleições, em novembro, me sinto constantemente honrada e grata. Sei que o desafio não é pequeno, pelo contrário, estamos falando de um universo de 350 mil profissionais e 95 mil empresas. Mas, depois de 30 anos de carreira, entre a construção civil, o associativismo e a integração com o Sistema Confea/Crea, estou certa de que não há momento melhor. Me sinto pronta para lutar pelas nossas profissões.

 

Você citou os 30 anos de carreira, como foram?

Na verdade, é até um pouco mais que isso se contar a faculdade. Entrei para a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) em 1988. Antes disso, havia pensado em fazer Arquitetura, mas duas aprovações no curso de Engenharia me levaram para este outro caminho e ainda bem. Comecei a cursar e vi que era aquilo que eu queria. Não consigo me imaginar fazendo outra coisa, gosto de projetos, gosto das obras. A Engenharia não é só minha profissão, é meu modo de vida.

 

Havia muito preconceito naquela época?

Infelizmente, sim. Se as mulheres, apesar de serem maioria na sociedade, ainda são minoria na área tecnológica hoje, dá para imaginar que há três décadas atrás o ambiente não era exatamente receptivo. Éramos apenas 15 mulheres em uma turma de 120 alunos. Em algumas aulas, só tinha eu de mulher. Fui a quinta engenheira formada da minha cidade, Rio Claro. Depois de formada ainda foi difícil conquistar espaço. Onde eu chegava, era questionada. Precisei ser bastante firme e persistente para conseguir trabalhar.

 

Como sua família via isso? Teve apoio deles?

Tenho apoio até hoje e isso fez total diferença para mim. Sou a única mulher entre três filhos. Meus dois irmãos e meus pais não só me apoiaram, como estavam ao meu lado sempre que precisei. Fui a primeira na família a ingressar na Engenharia, mas depois de mim alguns primos também entraram na área. Penso que minha história pode ter inspirado um pouco.

 

Quais as principais dificuldades que encontrou no mercado de trabalho e o que fez para lidar com elas?

Tirando a questão do machismo, o mercado da construção civil pode ser desafiador de muitas formas, mas é o que mais gosto. Estar na obra, vendo o projeto evoluir, diagnosticar e corrigir eventuais problemas, e, no final de tudo, entregar o sonho de alguém pronto faz valer a pena cada obstáculo que surge no caminho. Para mim, que sempre me dediquei à carreira, é uma verdadeira paixão. Ainda que haja pessoas que duvidem ou até desacreditem de uma mulher em um canteiro de obras, o trabalho exige de qualquer profissional um envolvimento e compromisso constante no estudo do local da construção, desenho do projeto e adaptações necessárias, ouvir as demandas e desejos do cliente, escolha das melhores opções de materiais e acabamentos. Tudo depende da entrega do engenheiro e é essa entrega faz com que o resultado final seja positivo ou não. Não é simples lidar com tudo isso ao mesmo tempo, mas se tem uma coisa que pode ajudar, com certeza é a capacitação contínua. Não saímos da universidade prontos e, para falar a verdade, nunca deixaremos de ter algo novo a aprender.

 

Essa é uma dica importante para quem está ingressando na área tecnológica?

Sem dúvida. A capacitação é o que nos prepara para as transformações que acontecem diariamente. Sei que em muitas profissões é assim também, mas nas Engenharias, Agronomia e Geociências é mandatório continuar a estudar. O nosso mercado é extremamente dinâmico e impactado pelas tecnologias que vão surgindo, tecnologias que são criadas por nós mesmos para facilitar nossos trabalhos e gerar mais eficiência. O que diferencia um profissional hoje é a capacidade cognitiva, o pensamento analítico e o interesse em inovar. Portanto, a minha dica é essa: estude. Busque aquilo que te fará se destacar.

 

Como o Crea-SP pode apoiar nisso?

São diversos os programas que temos e que amplificaremos para alcançar cada vez mais engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos e ajudá-los em seus processos de desenvolvimento profissional. O Crea-SP Capacita é um deles, com cursos gratuitos ou a custos especiais, on-line ou presencial, que traz os temas mais atuais ao alcance de todos. A capacitação não precisa ser difícil ou cara para o profissional, ela está aqui, no nosso Conselho. Outra opção são os coworkings da rede CreaLab, uma rede que já chegou em 25 unidades espalhadas pelo Estado e que estimularemos a crescer, conectando profissionais, entidades de classe, estudantes e municípios.

 

A sua relação com o Sistema Confea/Crea começou em uma entidade de classe também, certo?

Sim! Foi pela Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro (AERC), onde fui presidente e me tornei conselheira. Os coworkings são um atrativo para que os profissionais conheçam as associações de suas cidades, porque é nesses espaços que a aproximação com o Sistema acontece.

 

O que mais os profissionais podem esperar da sua gestão?

Crescimento, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento. Essas são as palavras que tenho usado e que nos nortearão nos próximos anos para seguir fazendo do Crea-SP a plataforma de serviços completa dos profissionais da área tecnológica e uma referência no setor público. Diminuir os obstáculos para que mais mulheres ingressem nas profissões da área tecnológica e para que o nosso Sistema seja mais diverso e equitativo em termos de gênero também está entre as minhas metas e, com o Programa Mulher, sei que chegaremos lá.

 

 

Produzido pela CDI Comunicação

Novos descontos na anuidade de 2024

Início de ano é sempre período de planejamento. Para apoiar os profissionais e facilitar esse momento, incentivando a regularização do registro, o Crea-SP oferece, em 2024, novos descontos na anuidade de pessoas físicas e jurídicas.   

A vantagem é ainda maior para quem optar pela cota única. Confira, abaixo, as opções e prazos dos descontos sobre o valor integral:  

  • 15% até 31 de janeiro de 2024; 
  • 10% até 29 de fevereiro de 2024; 
  • 5% até 31 de março de 2024. 

 Novos registrados, idosos e portadores de doença grave também podem usufruir dos seguintes benefícios: 

  • 90% de desconto na primeira anuidade do recém-formado em curso das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, desde que solicitado até 180 dias após a data de conclusão do curso; 
  • 90% ao profissional do sexo masculino a partir de 65 anos de idade ou com 35 anos de registro no Sistema Confea/Crea e à profissional do sexo feminino a partir de 60 anos de idade ou com 30 anos de registro; 
  • 90% ao profissional que comprovar ser portador de doença grave, que incapacite o exercício profissional – para ter acesso ao benefício é necessário estar em dia com as anuidades de exercícios anteriores ao solicitado. 

 Os boletos podem ser gerados no Sistema CreaNet a partir de 1º de janeiro de 2024 e, também, serão encaminhados para os e-mails cadastrados no Crea-SP. Os pagamentos dos boletos podem ser feitos via cartão de crédito, Pix QR Code ou código de barras, em cota única ou em seis parcelas de valores iguais. Depósitos ou transferências não serão aceitos para quitação. 

 Manter a anuidade em dia é fundamental para a regularidade do registro e acesso aos serviços oferecidos pelo Conselho. A seguir, conheça os principais. 

 

Emissão de ART e CAT 

O registro no Conselho permite a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento obrigatório para as obras e serviços prestados. O acervo técnico das ARTs emitidas compõe a Certidão de Acervo Técnico (CAT), que atesta os direitos autorais da área tecnológica e assegura a participação das empresas ou profissionais como pessoas jurídicas em processos licitatórios.  

 Programa Anuidade Zero e Clube de Vantagens  

Clube de Vantagens do Crea-SP permite que os profissionais tenham desconto em produtos e serviços de mais de 25 mil parceiros. Nas compras, é possível acumular cashback, que pode ser compensado no pagamento da anuidade. 

 Crea-SP Capacita 

Com o Crea-SP Capacita, os profissionais registrados têm descontos exclusivos em cursos de curta duração e pós-graduação, por meio de parcerias com instituições renomadas. Além disso, o programa realiza workshops gratuitos sobre temas de interesse da área tecnológica e certificado para os inscritos. A programação é divulgada mensalmente. 

 Convênio com a ABNT 

Quem é registrado no Conselho também tem descontos em cursos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pode visualizar as normas técnicas via CreaNet. 

 Fiscalização em defesa dos profissionais 

A anuidade é revertida principalmente em atividades pela defesa do exercício profissional. Por meio da fiscalização, o Crea-SP afasta leigos das atividades técnicas e garante o cumprimento do piso salarial da área tecnológica e em concursos públicos.  

 

 

Produzido pela CDI Comunicação 

ELEIÇÕES AEAT-VGP PARA DIRETORIA E CONSELHO CONSULTIVO – GESTÃO TRÊNIO 2024/2026

A AEAT– VGP – Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Vargem Grande Paulista, representada nesse ato por seu Presidente Engenheiro Raphael de Queiroz Silva nos termos do art. 41 do Estatuto da AEAT-VGP, convoca para Assembleia Geral, a ser realizada no dia 28/11/2023 (terça – feira), das 15h00 às 20h00, para eleição da gestão no Triênio 2024/2026, dos membros da Diretoria, constituída de Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros, 1º e 2º Suplentes, e dos membros do Conselho Consultivo, constituído por 05 (cinco) Titulares e 02(dois) Suplentes, que ocorrerá na sede da Associação AEAT – VGP, na Rua José Ernesto Tozzi, 225 – Mariápolis Ginetta – Vargem Grande Paulista / SP.

O processo eleitoral será coordenado por uma Comissão Eleitoral, nos termos do Parágrafo 2º art. 41- B, do Estatuto da AEAT – VGP, composta por (Três sócios titulares, não candidatos).

Estimulando Cidades Inteligentes Pelo Estado

De olho no desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado e na transformação dos municípios paulistas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) envolveu engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e demais interessados no futuro das cidades na elaboração de um relatório técnico de avaliação sobre o que é necessário para construir espaços urbanos e rurais mais acolhedores, planejados e sustentáveis. As discussões sobre o tema foram realizadas durante o primeiro semestre deste ano, em quatro encontros regionais do Colégio de Inspetores. O resultado foi um relatório técnico apresentado ao governo estadual durante o 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, realizado em agosto, em Santos, reunindo soluções das Engenharias, Agronomia e Geociências. “Nosso objetivo foi discutir os problemas observados em cada cidade e propor projetos para melhorar o lugar onde as pessoas vivem”, declara o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, engenheiro Mamede Abou Dehn Júnior. O relatório é um compilado de soluções dentro de seis eixos temáticos: acessibilidade, agricultura e políticas públicas, desenvolvimento urbano e habitação, saneamento básico, capacitação profissional e a participação das mulheres nas profissões da área tecnológica. Para tornar os municípios mais acessíveis, inclusivos, planejados e conectados às demandas da população, o Crea-SP identificou, com apoio das equipes envolvidas nos eixos temáticos, que é preciso apostar em inovação tecnológica, investir em desenvolvimento sustentável e respeitar a diversidade. A integração dos profissionais com as cidades deve ser permanente, por meio de secretarias, grupos de trabalho e entidades de classe. Entre as soluções para a infraestrutura, estão a revitalização dos centros urbanos, o mapeamento de áreas de riscos e a Regularização Fundiária Urbana (REURB). “Já tivemos resultados em que conseguimos agendar a regularização fundiária”, revela o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-SP, engenheiro Roberto Racanicchi. O exemplo se deu em Itararé, que teve uma regularização fundiária consolidada depois da apresentação do relatório à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (SDUH). Outras possíveis aplicações mapeadas foram destacadas na 9ª edição da Revista CREA São Paulo, disponível em www.creasp.org.br/revista.

Já o relatório técnico, em sua íntegra, foi publicado em versão digital no site.

www.simposiocidadesinteligentes.creasp.com.br.

Caro Profissional a AEAT_VGP –Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Vargem Grande Paulista está aqui para ajuda-lo e orienta-lo. Somos responsáveis pela sua valorização Profissional, realizamos palestras, cursos e atividades sociais de integração.

ATENÇÃO Engenheiros, Agrônomos, Geocientistas e Tecnólogos!

ATENÇÃO Engenheiros, Agrônomos, Geocientistas e Tecnólogos!

Para garantir seu voto nas eleições para presidente do Crea-SP e do Confea, é vital realizar uma simples atualização cadastral até AMANHÃ (18/10) no site do Crea-SP.

Como atualizar seus dados:
1️⃣ Acesse o site do CREANET: https://creanet1.creasp.org.br/
2️⃣ Insira seu CPF ou número do Crea e, em seguida, sua senha. Se você não tiver ou esqueceu a senha, clique em ‘esqueci minha senha’.
3️⃣ Clique em ‘Atendimento’ e depois em ‘Atualização Cadastral’.
4️⃣ Verifique seus dados e, se necessário, faça as atualizações. Não é necessário mexer no campo de senha, a menos que queira alterá-la.

Confira seu e-mail e número de celular, pois será por eles que você receberá o link para votação online. O voto será por internet, de onde estiver. Não precisará se deslocar.

Sua participação é fundamental! Atualize seus dados agora e esteja pronto para votar no dia 17/11! 🌱