Matéria da Engª. Lenita Secco Brandão

 

 

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é uma data muito importante para todas nós. As profissões das áreas de exatas sempre foram vistas como “território masculino” e com poucos cargos ocupados por mulheres. A boa notícia é que isso já está mudando! Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) mostram que o número de mulheres engenheiras registradas por ano no sistema aumentou 42%. O número total de mulheres no Brasil ativas no sistema Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em 2019 era de aproximadamente 200 mil.

 

Mesmo com bastante espaço ocupado pelas mulheres nas salas de aulas e na profissão, ainda estamos longe de possuirmos a mesma quantidade de mulheres desempenhando cargo de liderança, mas estamos frequentemente conquistando nossos espaços nas organizações.

O amor que eu tenho pela engenharia é muito grande. Só faz o curso quem ama, quem tem esse sentimento muito forte.  Nós, da engenharia, estamos trabalhando sempre para a segurança da população e precisamos buscar incessantemente a atualização.

A presença de profissionais mulheres na Diretoria do Crea-SP vem sendo uma constante na atual administração do Conselho. Um exemplo disso é o fato de eu ter ocupado, pioneiramente, a Diretoria Financeira no exercício anterior. Temos o Grupo de Trabalho Estudo da Igualdade de Gêneros, que busca estabelecer parâmetros na fiscalização do exercício profissional, considerando o conceito de igualdade de gênero, além de fomentar a elaboração de políticas atrativas às mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas Entidades de Classe e Conselhos Regionais.

 

Além disso, ressalto que nas associações conseguimos pôr em prática um processo de qualificação constante dos nossos profissionais registrados, preparando uma profissão que evolui na velocidade das novas categorias. Eu que atuo há 25 anos na Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Americana, reconheço que as ações das Entidades valorizam a qualidade do trabalho realizado pelos engenheiros, garantindo, consequentemente, mais segurança para a sociedade.

 

Abraços.

Valores na Engenharia: um olhar ético sobre a tomada de decisão da profissão.

 

 

No dia 04 de Junho de 2020 a AEAT-VGP (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Vargem Grande Paulista) realizou a palestra “Valores na Engenharia: um olhar ético sobre a tomada de decisão da profissão”, ministrada por André Prevatto, mestre em história pela USP.

 

O evento, apesar de levar o nome da engenharia, foi muito além desta profissão, pois, teve como objetivo retratar uma nova visão sobre as áreas em geral diante de crises e comportamentos no ambiente de trabalho.

 

O novo coronavírus, que nos obriga a manter um distanciamento social, fez com que a cultura do home office fosse adotada de forma considerável, gerando uma grande mudança na rotina e na maneira de trabalhar da população, não só no Brasil, mas no mundo todo.

 

Logo no início da palestra, o engenheiro Felipe Antônio Xavier apresentou o CREA-SP, em seus objetivos e atuações.

 

Em uma análise realizada por André Prevatto, sobre a forma como a sociedade vem se comportando durante os anos em relação à moral e ética, foi possível notar que, no mundo contemporâneo a valorização da pessoa, como individuo, possibilita chances de crescimento, como, por exemplo, incentivar o feedback positivo gerando resultados com soluções inclusivas.

 

Fato esse que tende a crescer ainda mais durante e pós pandemia, pois vivemos em um momento onde as reflexões sobre o valor da vida e do respeito são fundamentais para as relações humanas em todos os níveis e contextos.

 

O evento veio para trazer uma reflexão sobre como lidamos nas decisões dentro do ambiente de trabalho em relação ao próximo, sobre como conversar e entender o lado do outro pode ser mais benéfico a todos.

ASSINATURA DO DECRETO DO PROGRAMA “ADOTE UMA PRAÇA” PARA O BAIRRO CASA BLANCA.

O ano de 2020 começou bem por aqui!

No dia 25 de Janeiro (Sábado) a AEAT-VGP (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Vargem Grande Paulista) teve a alegria de participar na assinatura do decreto do programa “Adote uma praça”, no qual da o direito aos moradores do bairro Casa Blanca a construção e uso do espaço como um bem comum. Após uma série de reuniões e encontros, os moradores do bairro se uniram para estruturar e projetar melhorias.

A primeira proposta, alcançada com sucesso, foi a criação de uma área comunitária, que antes era apenas um terreno vazio que poderia ser muito bem utilizado pela população local.
É a primeira vez que uma associação solicita a adoção de espaços públicos para projetos e cuidados, geralmente são empresas.

Esse é um projeto piloto que pode ser replicado em outros Bairros, criando assim processos de co-governança no município. Esse processo envolve o encontro entre Associação de moradores, a Associação de engenheiros e arquitetos, Prefeitura e Colaboradores.

A ideia é trocar informações sobre o projeto e processo, com outros profissionais que queiram iniciar essa ideia em outros Bairros.
A 23 anos a AEAT-VGP (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Vargem Grande Paulista) vem realizando seu papel na cidade. Com o intuito de reunir, defender os interesses e orientar os profissionais de Engenharia, Agronomia e Tecnologia em geral, participamos de inúmeros eventos e marcos importantes para nossa cidade.

Nós gostaríamos de agradecer aos moradores do bairro Casa Blanca pela oportunidade de fazermos parte desta conquista para o bairro e nossa cidade e também parabenizar pelos projetos de melhoria propostos, além de deixar nossa disponibilidade para reconhecimento de necessidades e auxilio orientativo para a execução.

Agradecemos também a Prefeitura de Vargem Grande Paulista, por mais essa parceria e por sempre reconhecer nosso trabalho e dedicação.

UNARO se reúne em Vargem Grande Paulista

Na noite desta quinta-feira, 05/12/19 a UNARO – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Região Oeste de São Paulo, realizou a sua última Reunião Ordinária do ano de 2019, em Vargem Grande Paulista, SP, tendo como anfitriã a AEAT-Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Vargem Grande Paulista, presidida pelo Engenheiro Claudio José Ramos.

Após todos os assuntos da pauta de convocação da reunião terem sido discutidos, o Coordenador da União Tecnólogo Romildo de Melo Garcia procedeu a nomeação da nova Coordenação para o ano de 2020, onde foram eleitos:

Coordenador – Eng. Eletricista Reginaldo Carlos de Andrade – Presidente da Associação de Barueri;

Coordenador Adjunto – Eng. Civil Leandro Fogaça, Presidente da Associação de Osasco;

Tesoureiro – Eng. Civil Marcos Fragoas, Presidente da Associação de Itapecerica da Serra;

Na reunião estavam presentes os Presidentes das Associações da Região e Autoridades do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), entre eles, Eng. Marcelo Bruni, gerente da UGI Barueri, Eng. Felipe Antônio Xavier, chefe da UGI Barueri e Eng. Paulo Grava, Assessor da Presidência do Crea – SP.

O Evento ocorreu no Restaurante Caçarola Brasileira – (Império do Milho) – VGPTA.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO CLICANDO AQUI.

Palestra Gestão de Projetos e Obras na Construção Civil

Transmitimos nossos agradecimentos aos que participaram da Palestra “ Gestão de Projetos e Obras na Construção Civil realizada em 18/11/2019 e a grande parceria com CREA/SP representado pelo Engenheiro eletricista Felipe Antonio Xavier Andrade,Chefe UGI Barueri.
Aproveitamos também para parabenizar a professora Universitária Aurea Vendramin – Engenheira Civil e Arquiteta e Urbanista, por ter ministrado com excelência, contribuindo fortemente para o cumprimento da principal iniciativa do evento, promovendo oportunidade para a troca de experiências e informações para o desenvolvimento pessoal, profissional e capacitação do público.
#CREASP

Confira as fotos do evento clicando aqui

Nossos Parceiros !!!

 

Este espaço foi aberto para que nós, Membros da Diretoria da AEAT-VGP, possamos expressar todo AGRADECIMENTO a estas nobres e integras empresas que muito colaboraram para a concretização do nosso evento PROJETANDO O FUTURO II,  vocês fazem parte deste sucesso.

Veja aqui a relação das empresas amigas que participaram deste belo evento…

E também, aquelas cujo vieram a entrar com parceria logo depois.

 

Leia mais

Diligências do CREA-SP

Leia mais

Presidente Engº Claudio da Entrevista a Emissora de Radio da Região.

Entrevista do Presidente Engº Claudio José Ramos a radio MAX FM – 87,5

 

Publicado por Revista Valoriza em Quinta-feira, 12 de setembro de 2019